Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é reflorestamento ambiental?

O reflorestamento ambiental trata-se de uma ação que tem como objetivo repovoar áreas que tiveram a vegetação removida por força da natureza ou pela ação humana — exploração de madeira, expansão de ambiente para agropecuária, queimadas, entre outros.

A técnica de reflorestamento é usada em locais específicos, onde não havia a presença de vegetação nos últimos anos. Nesta metodologia, são criadas pequenas florestas, com predominância das espécies lenhosas. No Brasil, as indústrias de madeira e celulose se destacam no setor de reflorestamento ambiental. O tipo de árvore mais utilizado é o eucalipto, uma vez que tem rápido crescimento e boa aceitação comercial.

O principal objetivo do reflorestamento ambiental é a melhoria da qualidade do ar em lugares em que a poluição é alta, podendo funcionar também como melhoramento para ilhas de calor, para o lazer e para melhorar o desempenho de bacias hidrográficas. Outro ponto fundamental está no fato de que a colheita das árvores de reflorestamento reduz o desmatamento de florestas naturais e suas consequências.

Por outro lado, o reflorestamento pode trazer impactos ambientais negativos caso o cultivo não seja feito de maneira correta e controlada. Isso porque alguns tipos de árvores alteram as propriedades do solo, podendo prejudicar outras plantações e até povoados. Por isso, é essencial que o reflorestamento comercial sustentável leve em conta os fatores que evitam danos ao ecossistema local.