Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais são as cidades sustentáveis no Brasil?

www.flickr.com/photos/librica/5429015894
www.flickr.com/photos/leandrociuffo/5095293334
www.flickr.com/photos/55953988@N00/5450796732

Para ser considerada sustentável, uma cidade precisa possuir uma política de desenvolvimento urbano que alie crescimento econômico, qualidade de vida dos moradores, respeito à natureza e preservação ambiental. Para isso, é necessário adotar medidas consideradas sustentáveis, além de investir na educação ambiental para que todos trabalhem juntos em busca de uma sociedade ecologicamente correta.

Entre as ações que devem ser realizadas por uma cidade sustentável, podemos destacar a diminuição de emissão de gases do efeito estufa, utilização de fontes de energia limpa no transporte público, incentivo a hábitos mais saudáveis, preservação de praças e áreas verdes, realização de coleta seletiva, promoção da reciclagem e do uso consciente de água.

Cidades sustentáveis no Brasil

Londrina-PR

Premiada internacionalmente por seus projetos que promovem a preservação ambiental, Londrina instalou uma infraestrutura completa para coleta de lixo e reciclagem. Além disso, o projeto “Cesta Verde” incentiva a sociedade a trocar lixo reciclável por alimentos.

Curitiba-PR

Curitiba se destaca por ter sido a primeira região do Brasil a instalar com sucesso um sistema de ônibus rápido: por toda a cidade, ônibus biarticulados circulam por corredores exclusivos, o que contribui diretamente para a qualidade de vida das pessoas que utilizam este meio de transporte e melhora o trânsito de maneira geral.

Além disso, desde a década de 70, a cidade possui um plano preventivo contra enchentes. Diversos rios, canais e parques distribuídos pelo município escoam a água após chuvas e tempestades.

João Pessoa-PB

Ao longo dos anos, a administração pública de João Pessoa conseguiu adquirir todas as áreas de proteção ambiental do município. Esta medida tornou o trabalho de arborização e preservação muito mais fácil, já que a prefeitura não precisa negociar com os proprietários dos terrenos e pode realizar diversas atividades sociais nestes espaços.

Existem outros municípios brasileiros que também podem ser classificados como cidades sustentáveis, como Bertioga (SP), que abriga um bairro inteiro projetado dentro de princípios de sustentabilidade – Riviera de São Lourenço -, e São Paulo, capital paulista, que possui diversos projetos de reciclagem e ações sociais de conscientização que visam o desenvolvimento ecologicamente correto da maior cidade do Brasil.