Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Confira quais são os principais animais em extinção no mundo

www.flickr.com/photos/hbarrison/5850488271
www.flickr.com/photos/nathaninsandiego/9591986877/in/set-72157632968207400″
www.flickr.com/photos/justaddwater/404526840
www.flickr.com/photos/galeria_miradas/5344669886

A extinção é definida como o desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. No decorrer da história, isso sempre aconteceu por conta de mudanças climáticas, catástrofes naturais ou predominância de um predador. Esse processo costumava levar milhares de anos, como no caso dos dinossauros. A intervenção humana, porém, acelerou o a extinção.

Ações do homem como a poluição, destruição do habitat, uso comercial de animais, caça e pesca ilegal e expansão agrícola têm como consequência o risco de extinção de diversas espécies. As populações de peixes, pássaros, mamíferos, anfíbios e répteis pelo mundo diminuíram 52% entre 1970 e 2010, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês).

Conheça cinco dos principais animais que correm risco de extinção no mundo, atualmente:

Tigre do sul da china

Também conhecido como tigre Amoy ou tigre de Xiamen, este animal foi muito respeitado pelos antigos chineses, com diversas representações do animal na arte, pintura, literatura e superstições. A partir de 1959, com Mao TseTung, o tigre passou a ser caçado por ser considerado uma praga. Hoje, restam menos de 60 exemplares em cativeiro.

Urso Polar

Encontrado no círculo polar ártico, o urso polar está em risco de extinção por ter seu ecossistema afetado devido ao aquecimento global. Como muitas geleiras derretem durante o período de caça destes animais, eles não conseguem armazenar gordura suficiente. Além disso, outras ameaças são a caça predatória, a exploração de petróleo e gás natural e a contaminação por poluentes.

Atum azul

O maior e mais valioso tipo de atum, o Atum Azul corre risco de extinção em decorrência da pesca predatória. Muito apreciado na culinária japonesa e encontrado no oceano Pacífico, este tipo de atum teve sua população reduzida entre 19% e 33% nos últimos 22 anos.

Pinguim de Magalhães

Característicos da costa da Argentina, Chile, Uruguai, Malvinas e também do Sul do Brasil, essa espécie de pinguim vive em temperaturas mais amenas, e não no gelo. É uma espécie ameaçada de extinção devido aos derramamentos de petróleo, às mudanças climáticas e à pesca predatória de espécies das quais os pinguins se alimentam.

Tartaruga gigante

Estas tartarugas tornaram-se famosas como as tartarugas gigantes de Galápagos, estudadas por Darwin na Teoria da Evolução.  É a maior espécie de tartaruga existente, chegando a até 400kg. A introdução de novos predadores pelo homem e a destruição de seu habitat a colocou em risco de extinção.