Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba quais as principais consequências do descarte incorreto do lixo

https://www.istockphoto.com/br/foto/nature-pollution-gm629773924-112175215

Descoberta em 1997 pelo oceanógrafo Charles Moore, a ilha de lixo do Pacífico é um grande lixão que flutua entre as costas da Califórnia e do Havaí, sendo formado principalmente por diversos tipos de plástico. Com extensão que já ultrapassa os 3,5 milhões de km², este acumulado de lixo já tem sido chamado pelos especialistas de “o sétimo continente” e tem causado diversos danos ambientais.

Estima-se que essa gigantesca ilha de lixo seja responsável pela degradação das condições de vida de diversas espécies, exterminando anualmente mais de um milhão de aves e outros 100 mil mamíferos marinhos. Tratam-se de dados alarmantes, especialmente se levarmos em conta que este é apenas um único exemplo das inúmeras consequências do descarte incorreto do lixo.

Quais as consequências do descarte incorreto do lixo?

Principal responsável pela formação do continente de lixo, o descarte de plástico por meio dos sistemas de esgoto faz com que uma grande massa deste material seja transportada pelas marés, formando uma verdadeira “sopa plástica”. O impacto ambiental desse fenômeno ainda não foi totalmente medido, mas é inegável o fato de que que o descarte incorreto de lixo é o responsável por todos os problemas ambientais causados por este continente de resíduos.

Além de levar à formação de ilhas de lixo, plástico e papel descartados nos rios causam enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças, causam a morte das populações humanas e prejudicam a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Vale destacar que esses transtornos não são necessariamente imediatos e passageiros, uma vez que o lixo demora dezenas e até centenas de anos para se degradar na natureza — causando muitos problemas durante esse período.

Consequências do lixo nas cidades

Além de proporcionar condições para alagamentos, por meio da obstrução das redes de esgoto e dos rios, o descarte incorreto do lixo é responsável por gerar uma série de transtornos, que vão da poluição visual ao aumento dos gastos com limpeza urbana. O problema também contribui para a proliferação de doenças associadas ao mal armazenamento do lixo, o que leva ao aumento dos gastos com saúde.

Por fim, o descarte de produtos químicos e lixo orgânico por indústrias, estabelecimentos de saúde e comerciais é outro problema que prejudica o solo e os lençóis freáticos, levando à contaminação e poluição dos rios e da terra.

Qual a solução para o descarte incorreto de lixo?

Resolver todos os problemas causados pela poluição é uma tarefa de longo prazo, mas combater as causas é uma ação que precisa ser feita o quanto antes. É preciso, antes de qualquer coisa, investir em educação ambiental e na conscientização da população a respeito da importância de adotar uma postura adequada em relação ao descarte de lixo.

Armazenar o lixo corretamente, separar resíduos orgânicos de resíduos sólidos, fazer o possível para reaproveitar e reciclar materiais em vez de descartá-los nos lixões e criar políticas públicas de proteção ambiental são algumas das medidas inadiáveis, que envolvem governos, empresas e cidadãos. Faça sua parte!