Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que fazer com as cápsulas de café?

Você é um consumidor de café em cápsula, mas fica preocupado com o destino do resíduo gerado após o consumo? Veja aqui algumas soluções para fazer o descarte correto das cápsulas plásticas ou de alumínio e contribuir com o meio ambiente.

Praticidade, variedade e sabor são algumas das vantagens em se consumir o café em cápsula. Mas muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre o que fazer com a cápsula gerada após o consumo.

A boa notícia é que este material é 100% reciclável, já que algumas marcas são produzidas em alumínio e outras em plástico. Também já existem as biodegradáveis, disponíveis no mercado brasileiro desde 2017.

Para quem consome as cápsulas plásticas, as principais marcas disponibilizam Pontos de Entrega Voluntária que podem ser conferidos nos sites da Dolce Gusto e da Três Corações. No caso da Dolce Gusto, as cápsulas passam por um processo de tratamento especial e são transformadas em resina plástica, que será usada para a produção de um porta-cápsulas. A Três Corações oferece endereços de Pontos de Entrega Voluntária e também a Coleta em Casa. No caso da coleta domiciliar é preciso juntar pelo menos 100 unidades (sem resíduos) antes de solicitar a retirada.

Outra alternativa para as cápsulas de café é o reaproveitamento, utilizando como vasinhos, luminária, enfeites para árvore de Natal e o que mais a imaginação mandar.

Para o descarte das cápsulas de alumínio, as principais marcas também oferecem Pontos de Entrega Voluntária.

Já as marcas L’Or, Pilão e Melitta também contam com um programa para o descarte de seus resíduos. As cápsulas podem ser enviadas pelos Correios, de forma gratuita, devendo respeitar a quantidade mínima para o envio. Os participantes que aderem a essas iniciativas acumulam pontos, que podem ser revertidos em doações para instituições sem fins lucrativos ou escola pública à escolha do participante.

A marca brasileira Orfeu, de Minas Gerais, comercializa o seu produto em cápsulas feitas com matéria-prima orgânica e renovável, um bioplástico, que pode ser descartado no lixo orgânico ou em composteiras. De acordo com o fabricante, a cápsula biodegradável leva até quatro meses para se degradar completamente e se transformar em adubo, retornando para a natureza.