Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais objetos podem ser feitos com garrafa pet?

www.viaes.com.br/site4/exibir/30442
www.flickr.com/photos/ellipse/3596992089

Produzidas com politereftalato de etileno, as garrafas PET são embalagens de plástico transparente, resistente e flexível. Trata-se de um material inorgânico que demora décadas para de decompor e, para evitar que polua o meio ambiente, o ideal é incentivar a reciclagem de garrafas PET — que podem ser transformadas em garrafas novas, tecido ou objetos variados.

Você pode até mesmo decorar sua casa fazendo artesanato com garrafas PET. O fundo do recipiente, por exemplo, pode compor objetos versáteis e surpreendentes, como uma luminária em forma de buquê. Para isso, basta ter uma base com lâmpada e unir fundos recortados das garrafas, formando uma cúpula fechada (deixe aberta apenas uma parte para encaixar a lâmpada).

Para fazer uma bolsinha de moedas, pegue dois fundos de PET e cole um zíper nas extremidades, transformando o que viraria lixo em uma peça para guardar dinheiro. Outra ideia interessante é montar uma persiana decorativa com o fundo de várias garrafas, preferencialmente transparentes: recorte o fundo, fazendo com que pareça uma flor, e depois faça um furinho nas extremidades de cada um, unindo as peças com fio de náilon e formando uma persiana.

Se a intenção for trazer a natureza para perto de casa, faça um comedouro para pássaros com uma garrafa PET, colocando dois furos atravessados. Insira duas colheres de pau, pendure em uma árvore ou na varanda e encha de alpiste. Aproveite outras garrafas vazias e faça um jardim vertical, uma opção sustentável, decorativa e que favorece a captação de poluentes.

As crianças podem participar das atividades com garrafas PET, confeccionando objetos como um cofrinho em forma de porquinho: recorte a parte do fundo da garrafa e do tampo e una as duas, formando uma garrafa menor. Faça um pequeno retângulo na lateral, como em um cofre, de forma que o dinheiro passe por ele. Dê acabamento à peça, com tecido, EVA, feltro ou tinta. Use a criatividade para decorar o porquinho, considerando a tampa da garrafa o seu focinho. As patas podem ser feitas com quatro tampas de PET, coladas ao corpo do cofre.